Prefeitura de Bertioga disponibiliza Cartilha de logística reversa para a população

14 de maio de 2021

A Prefeitura elaborou uma cartilha educativa para apresentar o funcionamento e a importância da logística reversa no Município.  O material foi baseado na Política Nacional de Resíduos Sólidos, e é um guia de gestão consciente dos resíduos gerados por fabricantes, importadores, distribuidores ou comerciantes. A cartilha pode ser acessada pelo link: http://www.bertioga.sp.gov.br/logisticareversa/

A logística reversa é um conjunto de ações e estratégias que visa o descarte correto de resíduos sólidos, retornando-os aos fabricantes para reaproveitamento ou destinação final correta.

Na cartilha é feita a contextualização do assunto, explicando de forma sucinta, clara e objetiva a diferença entre logística reversa e coleta seletiva, o que é logística reversa, entenda a logística reversa, qual deve ser meu primeiro passo para a implantação, acordo setorial e termo de compromisso.

Além de todos esses conteúdos, a cartilha disponibiliza também como e onde fazer o descarte de maneira correta dos resíduos passíveis de logística reversa, como: pneus inservíveis, lâmpadas, medicamentos vencidos ou em desuso, eletroeletrônicos, óleo comestível, pilhas e baterias e óleos lubrificantes. Todos esses resíduos necessitam de um sistema de logística tendo como objetivo a coleta e destinação correta.

Para o secretário de Meio Ambiente, a implantação e a efetiva participação dos comerciantes e moradores é de extrema importância, visto que contribui para a qualidade ambiental do Município com a destinação adequada dos produtos.

A Secretaria de Meio Ambiente conta com a colaboração da população e orienta que sigam os passos da cartilha já que cabe a cada um fazer a sua parte. “A cartilha é um auxílio para a população e orienta os comerciantes quanto as suas responsabilidades perante a lei. Cuidar do meio ambiente é responsabilidade de todos”, afirma o secretário.