Prefeitura entrega obras do Canal MG3  e nova praça, no Rio da Praia

6 de agosto de 2020

Prefeitura entrega obras do Canal MG3 e nova praça, no Rio da Praia

A Prefeitura de Bertioga entregou no sábado (01), as obras de infraestrutura urbana do bairro Rio da Praia. No pacote de melhorias estão as obras de galeria de macrodrenagem da Bacia 05 MG3, entre o Rio da Praia e Maitinga, além da revitalização da praça, que fica na confluência do Caminho da Gamboa com a Av. Francisco Soto Barreiro Filho.

As obras vão contribuir para evitar alagamentos na região e é um importante passo para futuras obras de pavimentação e drenagem no bairro. No local, foi executada uma galeria de aproximadamente 383 metros, que começa na Avenida Tome de Souza, atravessa a Rua João Ramalho e finaliza no canal da Avenida Francisco Soto Barreiro Filho.

Na praça que fica na confluência do Caminho da Gamboa com a Av. Francisco Soto Barreiro e sobre o canal de drenagem, foi realizado o plantio de cerca de três mil metros² de grama, além de bancos e mudas de diversas plantas nativas.

Para o prefeito essa é mais uma obra importante contra alagamento, que proporcionará muitos benefícios para a população como paisagismo, gramado e novo parque de iluminação com luzes mais modernas e eficientes. “Depois de duas décadas esquecido, o Rio da Praia, hoje conta com a Praça Samjarp e Praça da Primavera, Ginásio Poliesportivo da Escola José de Oliveira, Academia ao ar livre, playground e quiosques na orla da praia, além de esgotamento sanitário no Ilha I e II e iluminação do trevo. Agora estamos finalizando a licitação para iniciar a pavimentação do bairro”, disse.

Iluminação

Para dar mais segurança aos moradores parte da iluminação foi trocada desde a praia até a Avenida Vereador Ney Moura Nehme, com a substituição das luminárias atuais (luz amarela), por luminárias com luz branca com maior capacidade de iluminação.

O serviço vai garantir iluminação tanto a rua quanto para toda a parte gramada, incluindo a nova Praça.

Canal MG3

Foram realizados serviços de microdrenagem, com a construção de 490 metros de guias e sarjetas, bocas de lobo, além de 30 metros de tubulações, que contribuirão ainda mais para resolver o problema de alagamentos na região.

O investimento total é de R$1.302.536,19, com verba do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fehidro) e contrapartida do Município no valor de R$ 269.885,63. A execução é da TMK Engenharia S/A.