Prefeitura expande polos  culturais do ‘Educando para a Cidadania’

5 de março de 2015

Prefeitura expande polos culturais do ‘Educando para a Cidadania’

A partir do próximo mês de abril, a comunidade de Bertioga contará com mais facilidades de acesso para a realização de atividades culturais. Isto porque, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Turismo, Esporte e Cultura, está implantando mais duas unidades do projeto ‘Educando para a Cidadania’. Uma vai funcionar no Jardim Vicente de Carvalho (Rua Osvaldo Cruz, 2.270) e a outra no Bairro Chácaras (Rua Engenheiro Eduardo Costa Junior, 45).

O objetivo é descentralizar as atividades, que já acontecem no Centro. Vale ressaltar que em Boracéia, as atividades, que acontecem no Espaço Cidadão, permanecem inalteradas. Dentro desse processo de expansão dos polos culturais, a Secretaria também está remodelando o sistema de funcionamento da Casa da Cultura, um importante polo cultural na Cidade. Também a partir de abril, todas as atividades que aconteciam no Centro Cultural, localizado na Avenida Thomé de Souza, 555, Centro, passarão a acontecer na Casa da Cultura, que fica na mesma avenida, no número 130.

A intenção é manter no local as atividades exclusivamente culturais. Desta forma, os cursos desenvolvidos pela Diretoria de Cultura – artes visuais, idiomas, ballet e música – passarão a acontecer na Casa da Cultura. Todas as atividades administrativas serão remanejadas, disponibilizando salas para a realização das aulas. Durante o período de transição, a Biblioteca estará desativada.

Os projetos Música é Cultura, que acontece aos sábados, e Teatrada, aos domingos, realizados em parceria com o Sesc, permanecem inalterados e a programação é divulgada semanalmente no Boletim Oficial do Município (BOM).

Inscrições

De acordo com o diretor de Cultura, os alunos estão fazendo a rematrícula e na próxima semana será feito o levantamento das vagas remanescentes e serão abertas novas turmas. Com a remodelação, a previsão é de que as vagas sejam ampliadas. “A partir da semana que vem também vamos fazer as alterações, caso algum aluno queira fazer os cursos nos dois polos que serão abertos, para ficar mais perto de casa”.

Os interessados em se inscrever devem procurar a Casa da Cultura ou obter mais informações pelo telefone 3319-9150.

Os cursos que acontecem polo de Boracéia, no Espaço Cidadão-Boracéia, permanecem inalterados. As matrículas podem ser feitas no local, que fica na Rua José Costa, 138. O telefone para informações é 3312-5590.

Cursos

Os cursos de artes visuais são criatividade, artesanato e pintura em tela. Os de idiomas são espanhol e inglês, e os de música são teclado, piano, violão, baixo, violino, violoncelo, viola, saxofone, flauta e trompete, além do coral. Atualmente, cerca de 600 alunos realizam atividades cultuais nos dois polos já existentes.