Prefeitura inicia Operação Verão com ações ambientais nas praias, neste sábado (10)

7 de janeiro de 2015

A partir deste sábado (10), a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, por meio da Diretoria de Operações Ambientais (DOA), começa a desenvolver a Operação Verão com ações ambientais, que visam disciplinar o uso sustentável das praias do Município e do Parque Estadual Restinga de Bertioga. Trata-se da quarta edição do evento, que vai acontecer sempre aos sábados e domingos e segue até 1º de fevereiro. As atividades serão desenvolvidas das 9 às 15 horas.

Conforme o diretor da DOA, o objetivo da ação é a educação ambiental, conscientização, fiscalização e ordenamento na área das praias e do Parque Estadual Restinga de Bertioga, por meio de distribuição de cartilhas e panfletos educativos.

A operação será desenvolvida em parceria com a Fundação Florestal (FF), Guarda Civil Ambiental e monitores da Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente do Município. A ação envolverá um total de 30 pessoas e terá a parceria da Associação de Moradores da Praia de Guaratuba.

Além do trabalho de fiscalização, evitando acampamentos, realização de churrasco na praia e consequente agressão ao meio ambiente, o diretor da DOA,  ressalta que o trabalho também terá o intuito de conscientizar os frequentadores de Itaguaré e Guaratuba a não deixar lixo na praia.

“Em 2013, somente durante o Carnaval, nossa equipe abordou 3.100 pessoas, oportunidade em que orientamos os usuários a evitar essas práticas, não permitir corte de vegetação e a permanência de animais na faixa de areia”, lembra o diretor, informando que no ano passado a ação não foi realizada.

Umas das atrações da Operação Verão este ano, segundo o diretor, será um estande de exposição de animais taxidermizados (empalhados), existentes na fauna de Bertioga, pertencente ao acervo da Secretaria de Meio Ambiente.

Durante a ação, a equipe de Educação Ambiental da Prefeitura estará mostrando aos usuários das praias (adultos e crianças) a importância de preservar os animais e manter a praia limpa. No local serão distribuídos cartilhas e folhetos explicativos.

A exemplo de 2013, a DOA realizará uma pesquisa, por meio de entrevistas, para conhecer melhor o perfil dos frequentadores das praias de Itaguaré e Guaratuba, visando balizar um planejamento futuro, possibilitando novas ações para a próxima temporada de verão. “Essa pesquisa vai nos dar uma nova amostragem do público que frequenta aquela região. Com esse trabalho, também vamos buscar sugestões para a melhor utilização das praias”, explica o diretor.