Prefeitura inicia pintura das lombofaixas

18 de fevereiro de 2015

Prefeitura inicia pintura das lombofaixas

As lombadas elevadas, também conhecidas como lombofaixas, implantadas em vias com grande circulação de pessoas, próximo a comércios e áreas escolares, foram concluídas esta semana pela Prefeitura de Bertioga, por meio da Diretoria de Trânsito e Transporte.

Com a conclusão da implantação, a Prefeitura já iniciou a pintura dos equipamentos e a instalação da sinalização vertical e horizontal. Além de oferecer segurança aos pedestres, a iniciativa proporcionará acessibilidade aos portadores de mobilidade reduzida.

Este tipo de obstáculo é o que existe de mais moderno com relação à acessibilidade, por se tratar de uma faixa que fica no mesmo nível da calçada. Um cadeirante, por exemplo, terá mais facilidade e segurança ao atravessar a rua.

Os serviços atendem a reivindicações da comunidade, por meio de indicações de vereadores, apresentadas em sessões ordinárias, no Legislativo Municipal. Nesses equipamentos, foram investidos aproximadamente R$ 150 mil – recursos provenientes do Fundo Municipal de Trânsito (Fumat).

A lombofaixa é uma travessia elevada de pedestres, mais larga que os redutores de velocidade comuns. Fica na mesma altura das calçadas, formando uma passarela que liga lado a lado da via, sobre a qual a faixa é pintada e sinalizada para chamar a atenção dos motoristas.