Prefeitura instala novo flutuante no Canal de Bertioga

29 de abril de 2016

Prefeitura instala novo flutuante no Canal de Bertioga

O novo flutuante para embarque e desembarque de passageiros já está instalado. O equipamento público, importante para o turismo náutico da Cidade, fica no Canal de Bertioga, onde funcionava o antigo atracadouro das balsas que fazem a travessia Bertioga-Guarujá, no jardim da Avenida Vicente de Carvalho, no Centro.

Poderão utilizar o novo flutuante barcos de turismo, de pesca amadora e escunas, além do Barco Escola Arca do Saber, da Secretaria de Meio Ambiente. O equipamento foi confeccionado em concreto e são quatro peças de 12m de comprimento por 2,40m de largura cada uma, que foram conectadas umas as outras. O local também recebeu uma rampa de acesso com 11m de comprimento e 1,5m de largura, com corrimão, que vai garantir a segurança dos usuários de embarcações.

A Prefeitura de Bertioga, por meio da Secretaria de Turismo, Esporte e Cultura, retirou do local o gradil do Canal para manutenção e toda a área receberá revitalização. O antigo flutuante foi instalado no Rio Itapanhaú, na sede da Defesa Civil, e será utilizado pelo órgão e também para embarque e desembarque dos equipamentos aquáticos da Diretoria de Operações Ambientais.

Anteriormente o receptivo náutico de Bertioga era realizado pelo Píer Licurgo Mazzoni, também localizado no Canal de Bertioga. Com o novo flutuante, o píer será utilizado somente por pescadores amadores individuais, além de ser um local de contemplação da natureza de dia ou à noite, uma vez que conta com bancos e iluminação.