Prefeitura intensifica ações preventivas contra a dengue

23 de janeiro de 2015

Prefeitura intensifica ações preventivas contra a dengue

A Prefeitura de Bertioga está intensificando as ações de prevenção contra a procriação do mosquito transmissor da dengue – o Aedes aegypti, e a conscientização da população. A mobilização dos agentes da Coordenadoria de Vetores e Dengue, vinculada à Secretaria de Saúde do Município, é maior neste período do ano porque é a época que precede a temporada de chuva, quando o risco de proliferação do mosquito é maior.

Para combater a doença, o secretário de Saúde, adverte que a prevenção é a melhor forma. Esvaziar garrafas, não estocar pneus em áreas descobertas, não acumular água em lajes ou calhas, colocar areia nos vasos de plantas e cobrir bem tonéis e caixas d’água são algumas iniciativas básicas, apontadas pelo secretário, que a população pode tomar para ajudar a manter a dengue longe de Bertioga.

E é nesse sentido, que a Coordenadoria de Vetores e Dengue vem trabalhando. Conforme preconizado pelo Ministério da Saúde, o ano epidemiológico da dengue é de 1º de junho de 2014 a 30 de julho de 2015. Neste período, a Secretaria de Saúde começa a trabalhar os casos referentes ao ano de 2015.

No período de julho a dezembro do ano passado, Bertioga notificou 40 casos suspeitos de dengue. Desses, nove tiveram resultados positivos; 24 foram descartados, 05 migraram de outros municípios e dois inconclusivos. Os dados de janeiro deste ano serão fechados no final do mês.
A Prefeitura de Bertioga está intensificando as ações em áreas que foram epidêmicas, localizadas na região central, nas localidades conhecidas como Vila Itapanhaú, Jardim Paulista, Jardim Vicente de Carvalho, Maitinga e Rio da Praia, realizando visitas casa a casa, com distribuição de panfletos e bloqueio e controle de criadouros.

De junho a dezembro do ano passado, a Coordenadoria de Vetores e Dengue realizou mais de 16 mil ações de prevenção em imóveis fechados no Munícipio, com visitas casa a casa, visando eliminar criadouros nas áreas mais problemáticas; bloqueio e controle de criadouros, ou seja, uma vistoria completa dos imóveis no caso de suspeitas de dengue notificadas e aplicação de larvicidas em todos os recipientes.

O mesmo trabalho foi realizado em imóveis abertos, somando quase 12 mil ações, de junho a dezembro de 2014. A Prefeitura também faz o controle de vetores e dengue em pontos estratégicos, como borracharia, oficinas mecânicas, ferro velhos, desmanches, cemitério, floriculturas, garagem de ônibus, entre outros. No mesmo período do ano passado foram vistoriados 366 pontos estratégicos.

De acordo com a coordenadoria, as vistorias acontecem quinzenal ou mensalmente, dependendo do ramo de atividade e classificação quanto ao seu grau de risco de infecção. Também de junho a dezembro de 2014 foi realizada vistoria em imóveis especiais – um total de 89 no período. São imóveis não residenciais, de médio e grande porte, que apresentam maior importância na disseminação da dengue.

Esses imóveis são visitados trimestral ou semestralmente, de acordo com sua atividade, como hospital, Unidades Básica de Saúde (UBSs), Delegacia de Policia, igrejas, clubes e outras entidades com essas características.

Para denúncias ou reclamações referentes a qualquer situação de risco, o munícipe deve acionar a Coordenadoria de Vetores e Dengue pelo número 3317-6273, de segunda a sexta-feira, das 9 às 16 horas, ou encaminhar email para dengue.bertioga@gmail.com .