Prefeitura pede redução no tempo de espera nas filas dos bancos

12 de junho de 2015

Prefeitura pede redução no tempo de espera nas filas dos bancos

Com o objetivo de buscar soluções, em conjunto, para os problemas encontrados pelos munícipes a respeito da demora na fila das agências bancárias, a Prefeitura de Bertioga, por meio da Diretoria de Abastecimento, vinculada à Secretaria de Administração e Finanças da Prefeitura, promoveu na manhã desta quinta-feira (11), uma reunião com os gerentes das agências bancárias da Cidade.

Foi solicitado aos profissionais que fiquem atentos ao cumprimento das leis que estabelecem limite para o tempo de espera dos clientes. “Entendo que multar não seria o correto neste momento. Acredito que devemos partir para uma solução em conjunto. Sei que existem dias, em que as filas são maiores e outros não.” comentou o diretor de Abastecimento.

A lei que regulamenta a prática é 51/2004, que estabelece o tempo máximo de espera nas filas das agências bancárias em Bertioga. De acordo com o Inciso 1º, o tempo de espera em dias normais é de até 30 minutos; o inciso 2º determina até 45 minutos em vésperas ou após feriados prolongados; e o Inciso 3º, até 30 minutos nos dias de pagamento dos funcionários públicos.

Mais de 90% dos gerentes das unidades compareceram ao encontro, que contou com a presença do diretor de Executivo. Estiveram presentes os representantes do Santander, Banco do Brasil, Itaú, Bradesco e Caixa Econômica.

Ficou acordado que nos próximos dias, a Diretoria de Abastecimento vai encaminha um ofício às unidades bancárias solicitando que sejam enviados relatórios sobre o funcionamento dos bancos. Entre as informações, os gerentes se comprometeram a relatar no documento os índices de crescimento, número e tempo de atendimentos, entre outros.

“Após a entrega do ofício, os bancos terão um prazo de quinze dias para enviar uma resposta. Acredito que em conjunto vamos resolver essa questão, que vem trazendo problemas para a população”, disse o diretor de Abastecimento.

Uma das formas sugeridas para desafogar as filas, foi a realização de campanhas que incentivem a população a utilizar o serviço bancário pela internet com segurança. Além disso, também foi apresentada a ideia de fazer campanhas por meio de rádio. “O rádio é um veículo de comunicação muito utilizado pela população de Bertioga. Muita gente escuta”, lembrou o diretor de Abastecimento.

Reclamações pontuais como a proibição de caixas em postos de gasolina, explosões de caixas em Boracéia e Riviera e o aumento da população foram mencionados por todos os gerentes.

Serviço
A Diretoria de Abastecimento fica no Paço Municipal (Rua Luiz Pereira de Campos, 901 – Centro). O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 9 às 16 horas. Contatos pelos telefones: 3319-8017 ou 3319-8113.