Prefeitura promove debates sobre lutas e conquistas de mulheres

29 de março de 2019

Prefeitura promove debates sobre lutas e conquistas de mulheres

Durante o mês de março, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, celebrado mundialmente no dia 8, a Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda ofereceu diversas atividades referentes às conquistas de mulheres ao longo da história e também sobre as dificuldades e batalhas que ainda são enfrentadas. Com o objetivo de despertar a transformação social, todos os encontros foram abertos ao público.

Os trabalhos foram realizados pelas equipes da Proteção Social Básica e Especial nos CRAS (Centro de Referencia de Assistência Social) de Vicente de Carvalho II, Vila do Bem e no Centro de Convivência do Idoso. As ações também tiveram apoio voluntário do Coletivo Manacá e de profissionais atuantes no cenário da cidade.

Foram abordados temas de relevância histórica e atual como classismo, machismo, colorismo, feminismo negro e construções socioculturais. Os debates foram feitos por meio de rodas de conversa, palestras e exposição de documentários para análise reflexiva dos participantes.

De acordo com a secretária da pasta, Isa Maria Largacha, a mulher representa a maior parte do público atendido pela assistência social e em grande parte das situações são as responsáveis pela família e pelas finanças do lar, agentes transformadoras de suas realidades. “Tratar assuntos tão importantes para nossa atualidade e que interferem no cotidiano e no psicológico das mulheres, é valorizar a sua luta por direitos”, declara.