Prefeitura realiza 2º Curso para Produtores de Cambuci

10 de maio de 2016

Prefeitura realiza 2º Curso para Produtores de Cambuci

A Prefeitura de Bertioga, por meio da Secretaria de Meio Ambiente vem promovendo encontros de modo a capacitar interessados em se tornarem produtores de Cambuci. O público alvo são os inscritos no programa Quintais da Mata Atlântica, porém é aberto aos demais interessados.

Serão três encontros que acontecem nesta quinta-feira (12). Dois deles acontecem entre 9h e 14 horas no Viveiro de Plantas Municipal “Seo Léo”. Já terceiro encontro ocorrerá no Quinhão 7 do bairro  São João, às 19h30 na Igreja da Dona Maria. As oficinas serão ministradas pelo Instituto Auá Socioambiental, entidade que coordena a Rota do Cambuci.

No mês de abril, foi realizado o primeiro encontro, quando foram abordadas informações gerais sobre o fruto do cambuci, juçara e aroeira e seus potenciais econômicos como forma de geração de emprego e renda. A atividade contou com a parceria da RPPN Ecofuturo, popularmente conhecido por Parque das Neblinas.

Para este mês, o tema será sobre o preparo do solo, desde a muda, plantio à planta adulta. Serão abordadas noções básicas de adubação química e orgânica, preparo de biofertilizantes, frequência de rega adequada a cada espécie, compostagem, além de realização de roda de conversa para esclarecer dúvidas entre os presentes.

A agenda de encontro dos interessados em se tornar produtores de frutos nativos da Mata Atlântica obedece a data de todas as segundas quintas-feiras de cada mês e o local   é sempre o Viveiro de Plantas “Seo” Léo.

O programa Quintais da Mata Atlântica é desenvolvido pela Secretaria de Meio Ambiente por meio do Viveiro de Plantas “Seo” Leo, cujo objetivo é fomentar a geração de emprego e renda por meio de técnicas de conservação ambiental aplicadas nos quintais domésticos.

As inscrições devem ser realizadas no Viveiro, localizado na Rua Manoel Gajo, 1080, Centro – ao lado da Delegacia de Polícia Civil. O telefone para mais informações é o (13) 3317-4599.