Prefeitura reestrutura equipes do SAMU para prestar socorro mais rápido

30 de agosto de 2019

Prefeitura reestrutura equipes do SAMU para prestar socorro mais rápido

O SAMU de Bertioga teve suas bases remanejadas para melhor atender à população. As equipes que ficam de plantão 24 horas por dia agora estão fixas em três bairros, para atender ainda mais rápido: Centro (ao lado do Hospital), Vista Linda (prédio da UPA) e em Boracéia (Vila do Bem).

Segundo a secretária de Saúde, Simone Papaiz, além da redução do tempo resposta de atendimento, outra justificativa para a mudança é que Boracéia é a terceira localidade que mais recebe chamados pelo serviço. “O socorro já está no bairro, perto do paciente, ambulância pronta e equipada para prestar os primeiros socorros e trazer o paciente até o Pronto Atendimento. Isso vai agilizar e melhorar ainda mais o atendimento”, diz.

SAMU

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) tem como objetivo chegar o mais rápido possível até a vítima após ter ocorrido alguma situação de urgência ou emergência que possa levar a sofrimento, a sequelas ou mesmo à morte. São urgências situações de natureza clínica, cirúrgica, traumática, obstétrica, pediátrica, psiquiátrica, entre outras.

O SAMU realiza os atendimentos em qualquer lugar e reúne médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e condutores socorristas. Em Bertioga, são 37 profissionais, divididos em equipes de plantão 24 horas por dia. Atende chamadas de qualquer telefone pelo número 192.