Professores são homenageados com nome de escolas em Bertioga

27 de dezembro de 2016

Professores são homenageados com nome de escolas em Bertioga

A Prefeitura de Bertioga realizou, no último dia 20, cerimônia de entronização com homenagens a professores e personalidades ligadas à educação da Cidade, que deram seus nomes às escolas e creches municipais.

A cerimônia de nomeação e renomeação das unidades de ensino, que reuniu familiares dos homenageados, aconteceu no Núcleo de Educação Infantil Municipal (Neim) Centro, que recebeu o nome do Professor Amilton José do Amparo. Vale ressaltar que, na oportunidade, a Prefeitura entregou concluída, apenas a obra do Neim. A unidade ainda não está funcionando.

Durante a cerimônia, que contou com a participação de diretores e educadores representantes das 28 unidades de ensino do Município, foi anunciado que todas as escolas passaram à denominação de Escola Municipal (EM).

Sete unidades, que antes eram conhecidas pelo nome dos bairros onde estavam localizadas, receberam nomenclatura. A Emeif São Lourenço passa a chamar-se EM Professora Míriam de Assis; Emeif Vista Linda – EM Hilda Strerger Ribeiro; Emeif Rio da Granja – EM Professora Cristina dos Santos; Emeif Chácaras Vista Linda – EM Professora Maria Lúcia Soares Monteiro; Neim Parque Estoril – Neim Professora Elizabeth Regina Aparecida Garcia; Neim Rio da Praia – Neim Professora Zilmar Moura dos Santos e Neim Jardim Rafael – Neim Professora Irene Vaz Pinto Lyra.

O Centro de Educação Especializado (CEE), que atende crianças especiais, foi batizado com o nome do jovem Antônio Del Corso Rodrigues. No mesmo dia foram oficializadas as nomeações da EM Genésio Sebastião dos Santos, no Bairro Chácaras; e do Neim Teodoro Quirino, no Indaiá.

Também mudaram à denominação de EM as escolas Giusfredo Santini (Albatroz), Professor Delphino Stockler de Lima (Centro), Dr. Dino Bueno (Centro), Professor José Inácio Hora (Centro), Dr. Ermírio de Moraes Filho (Indaiá) e Governador Mário Covas Júnior (Riviera). A Emei Oswaldo Justo, no bairro Vista Linda passou a denominar-se Neim Oswaldo Justo.

No decorrer das homenagens cada escola, por meio de seu diretor, recebeu uma placa com a nova denominação da unidade e a foto do homenageado.

No Gabinete

Depois da cerimônia, o prefeito Mauro Orlandini chamou em seu Gabinete, os diretores, supervisores, assistentes de direção e coordenadores de escolas para agradecer o desempenho deles no avanço da Educação no Município nesses oito anos de governo e presenteou cada um, com o livro de sua autoria, que contém 63 desenhos originais, nos quais usou técnicas como aguada, aquarela, canetas e sua inseparável lapiseira amarela Pentel 09 - 2B. Os desenhos focam a espiritualidade e religiosidade, as forças da natureza, o abstrato e urbano, temas ligados ao mar, entre outros.

No Gabinete, o professor, advogado e escritor, Miguel Bichir Neto, também ofereceu para cada um deles o livro de sua autoria ‘Bubuia do Tempo', com uma dedicatória. A obra faz um resgate da história de Bertioga nos idos de 1531, e conta fatos sobre pessoas que marcaram época desde os primórdios, quando Bertioga ainda era uma pequena vila povoada por tradicionais caiçaras e imigrantes, que escolheram o lugar para trabalhar e viver.

O livro destaca famílias que fizeram parte da história e do desenvolvimento socioeconômico de Bertioga, como os Abdala, Nehme, Bichir, Batista, Rodrigues, entre outras; e passagens com figuras que marcaram época, a exemplo do ‘seu’ Joaquim da Sacola, Miguel Archanjo e muitos outros.