Projeto Fazendo Minha História precisa de voluntários

24 de outubro de 2014

Projeto Fazendo Minha História precisa de voluntários

Trabalho consiste em realizar a leitura de livros e a ajudar na confecção de um álbum, contando a história das crianças e adolescentes da Casa de Apoio I e II

Você já pensou em ajudar uma criança, estimulando a leitura de livros e a criar um álbum de figuras contando sua história? Isso é possível através do Projeto ‘Fazendo Minha História’, ligado a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda, que está precisando de voluntários para atender as crianças e adolescentes que fazem parte do serviço de acolhimento da Casa de Apoio I e II.

Através da mediação de leitura, de brincadeiras e outras atividades lúdicas, o projeto busca despertar na criança ou adolescente o prazer pela leitura e pelo mundo das histórias. A partir disso, são incentivados a serem os autores de suas próprias histórias, construindo um álbum de suas trajetórias de vida.

Qualquer pessoa pode participar. O trabalho dura, em média, 12 meses e é necessária uma dedicação de duas horas, durante dois dias da semana, levando em conta um tempo de planejamento, registro, deslocamento, encontro no serviço de acolhimento e supervisão do trabalho. Cada voluntário deverá trabalhar com uma criança ou adolescente.

Bertioga conta com o projeto desde maio deste ano. Para isso, ganhou do Instituto Fazendo História, de São Paulo, um kit com 300 livros infantis, uma estante, um puff e tapetes para decorar o local de leitura.

Atualmente, a Casa de Apoio I conta com 11 crianças com idade entre 0 a 13 anos e a Casa de Apoio II, com jovens de 07 a 18 anos. De acordo com a assistente social, Vanessa dos Reis Sergente, o projeto tem o objetivo de oferecer meios de expressão para que cada criança ou adolescente, que está em um serviço de acolhimento, conheça e se aproprie de sua história passada e presente.

“Ao aderir o projeto, o voluntário vai passar por um curso de capacitação, que a secretaria oferece, com apoio do Instituto Fazendo História”, comenta Vanessa, lembrando que o trabalho também conta com uma psicóloga e duas educadoras.

Como se inscrever
Para ser voluntário, basta entrar em contato com a Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda (Praça Vicente Molinari, s/n – Centro) e procurar a equipe técnica da Casa de Apoio. Mais informações pelo telefone: 3319- 8299.