Projeto ‘Verlejando’ é destaque na TV Globo

22 de dezembro de 2014

Projeto ‘Verlejando’ é destaque na TV Globo

O projeto ‘Verlejando’, desenvolvido pela Prefeitura de Bertioga, por meio da Diretoria de Acessibilidade e Inclusão, vinculada à Secretaria de Segurança e Cidadania, foi destaque no programa ‘Encontro com Fátima Bernardes’, da TV Globo.

O diretor,  esteve no programa no último dia 18, oportunidade em que pode mostrar o trabalho realizado e os benefícios da prática da vela por deficientes visuais. Ele esteve acompanhado pela telefonista da Prefeitura, Ivonete Fontes, uma das primeiras a aprender a velejar por meio do programa.

O diretor explicou que o deficiente visual se destaca por sua orientação espacial, memória localizada, senso de equilíbrio, acuidade dos outros sistemas sensoriais e pela capacidade de construção de mapas mentais.

Antes de embarcarem, os deficientes visuais fazem uma leitura tátil para conhecer o barco e identificar suas partes, ainda em terra. No veleiro, um deficiente visual fica no leme e outros dois nas velas. E a navegação é possível por meio da sensação do vento no rosto.

Grupos interessados no ‘Verlejando’ podem entrar em contato pelo telefone 3317-4257. A Diretoria de Acessibilidade e Inclusão fica na Rua Caminho do Capão, 92, Indaiá.