Reforço de policiais garante Carnaval mais seguro em Bertioga

7 de março de 2019

Reforço de policiais garante Carnaval mais seguro em Bertioga

Bertioga terá cinco dias de festa e para os foliões se divertirem com segurança, a Cidade recebe reforço de mais 45 Policiais Militares, que chegaram ao Município nesta quinta-feira (28). Os moradores e turistas também podem contar com a estrutura oferecida pela Prefeitura, como Atividade Delegada e Câmeras de Monitoramento.

“Temos um esquema especial de segurança para o carnaval. A Guarda Civil Municipal, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Trânsito e Defesa Civil trabalham de forma integrada. Reforçamos o policiamento com o efetivo da Operação Delegada e intensificamos o monitoramento por câmeras, para garantir que  todos curtam a folia com mais tranquilidade”, afirma o secretário de Segurança e Cidadania.

ATIVIDADE DELEGADA

Lei nº 1.278/17 autoriza Prefeitura delegar algumas ações para os PMs e pagar pelas horas extras trabalhadas e permite que os policiais atuem nos dias de folga em áreas de interesse comum, em atividades de competência do Município, como fiscalização de ônibus e micro-ônibus, comércio ambulante, alvarás de estabelecimentos e até questões que envolvem áreas de preservação ambiental. O objetivo é aumentar o número de policiais nas ruas e a segurança na Cidade.

MONITORAMENTO

São mais de 50 câmeras de vídeo espalhadas pelos principais pontos da Cidade, monitorando 24 horas por dia, ligadas ao Centro Operacional de Imagens de Bertioga (COIBE). A intenção do projeto é garantir mais segurança à população e coibir a prática de crimes e vandalismo. Além disso, placas de veículos furtados e roubados podem ser identificadas assim que entrarem na Cidade, já que um aplicativo de análise registra dados nas imagens, como marca, modelo e placa. Os equipamentos de resolução HDTV tem capacidade de movimentação horizontal de 360 graus e vertical de 180 graus, zoom de 32 vezes e captam imagens nítidas, ajustando-se à iluminação do ambiente.

As câmeras se posicionam automaticamente ou a partir de comandos dos operadores do COIBE. As imagens são exibidas simultaneamente em tempo real, nos monitores de LED de 55 polegadas, identificando localização, data e hora de cada câmera. As filmagens ficam armazenadas por 30 dias em servidor remoto e em formato DVD por até cinco anos.

INTERDIÇÕES

Para garantir que o festejo seja realmente tranquilo, a Secretaria, através da Diretoria de Trânsito e Transportes, irá bloquear a passagem de automóveis em algumas vias da Cidade. Em virtude dos desfiles de blocos e bandas, de sexta (01) a terça-feira (05) de Carnaval, não será permitido trânsito de veículos a partir das 17h30, ao longo da Avenida Tomé de Souza, na Praia da Enseada no trecho entre a Pista de Skate e o Restaurante Sandy. O local será liberado ao término dos desfiles. Ficará proibido estacionar na Av. Thomé de Souza entre o Forte São João e o DOA, também de sexta (01) a terça-feira(05), da 1 às 6 horas da manhã.