Região Metropolitana ganha Plano de Desenvolvimento Estratégico

29 de maio de 2014

Região Metropolitana ganha Plano de Desenvolvimento Estratégico

DIC

A Agência Metropolitana da Baixada Santista (Agem) entregou na manhã de quarta-feira (28), aos nove prefeitos da região, o Plano Metropolitano de Desenvolvimento Estratégico – um investimento de planejamento regional, até 2030, nas áreas de mobilidade, habitação, saneamento e desenvolvimento econômico. O evento aconteceu no Teatro Guarany, em Santos.

O Plano, resultado de 142 reuniões com gestores públicos e privados, consolidação de 105 documentos estratégicos (entre planos setoriais, estudos e projetos), estudo de experiências internacionais e nacionais em gestão regional e projeções de crescimento populacional, consolida políticas municipais, estaduais e federais e apresenta 32 orientações de planejamento, 23 projetos estruturantes, 47 ações e 77 programas públicos e privados de desenvolvimento de longo prazo para Bertioga, Cubatão, Guarujá, Itanhaém, Mongaguá, Peruíbe, Praia Grande, Santos e São Vicente.

O prefeito de Bertioga manifestou-se satisfeito em ver o resultado de um trabalho que se consolida pela união de todos que buscam a unidade entre os municípios, na solução de problemas, por meio de ações conjuntas. “Com esse trabalho, os municípios serão beneficiados com uma agenda de planos, ações, dados e informações para mobilidade e acesso; habitação, saneamento básico e desenvolvimento econômico. Quanto maior for o planejamento em caráter metropolitano, melhor será as tomadas de decisões na resolução de problemas setoriais”, pondera o prefeito.

Por meio de um vídeo, o secretário da Casa Civil, Edson Aparecido, destacou o empenho do governo em planejar e investir em áreas prioritárias. "A região metropolitana da Baixada Santista sempre esteve na posição de vanguarda na articulação integrada nas áreas de planejamento e investimentos da região. Essa iniciativa é mais uma ação que comprova a prioridade pelo governador Geraldo Alckmin às regiões metropolitanas”.

O PMDE-BS é o primeiro plano estratégico integrado de uma região metropolitana no país, contendo metas e indicadores de desempenho para as áreas escolhidas nesta primeira etapa do plano, que já está disponível para download no site da Agem – www.agem.sp.gov.br .

O evento contou com a participação dos prefeitos de Bertioga, Guarujá, Itanhaém e Peruíbe, os demais mandaram representantes; técnicos das nove prefeituras e das secretarias de Estado. O governador Geraldo Alckmin foi representado pelo secretário estadual de Desenvolvimento Metropolitano, Edmur Mesquita. A cerimônia foi conduzida pelo diretor Executivo da Agem, Marcelo Bueno, que entregou aos prefeitos a versão imprensa do PMDE-BS.