Representantes de escolas públicas e particulares participam de palestra sobre HPV

9 de outubro de 2014

A vacina que previne o câncer de colo de útero, conhecido também como HPV (papilomavírus humano) é eficaz em 98% dos casos. Essa foi uma das informações transmitidas durante palestra ministrada por iniciativa da Prefeitura de Bertioga, por meio da Secretaria de Saúde, em parceria com a Secretaria de Educação, nesta quinta-feira (09). O público alvo foram diretores, professores e representantes de escolas públicas e privadas de Bertioga.

O objetivo foi reforçar a importância da aplicação da vacina em adolescentes de 11 a 13 anos e para esclarecer sobre as possíveis reações provocadas pela aplicação da vacina, em virtude de três casos ocorridos em Bertioga no início do mês de setembro.

A diretoria técnica da Divisão de Imunização da Secretaria de Estado da Saúde, Helena Sato, esteve presente ao encontro e esclareceu que as secretarias de Estado e Municipal de Saúde acompanharam de perto o estado de saúde das adolescentes. “Foram afastadas todas as causas orgânicas, diante dos exames minuciosos realizados e não houve qualquer sequela”, reforçou a diretora.

Ela ainda lembrou que a Organização Mundial de Saúde (OMS) classifica os sintomas apresentados pelas adolescentes como reação de ansiedade após imunização e que pode ocorrer com a aplicação de qualquer vacina. “Entretanto, não descartamos ou menosprezamos os relatos das meninas e uma equipe multidisciplinar acompanhou os casos. O que importa é que as meninas estão bem”.

Outra questão importante apontada pela diretora é de que todas as informações devem ser transmitidas para professores e pais de alunas para que o maior número de meninas sejam vacinadas.

A Secretaria de Saúde de Bertioga vai iniciar palestras nas escolas para reforçar a importância da imunização junto aos pais de adolescentes. A programação das escolas a serem visitadas pelas equipes da Secretaria de Saúde será divulgada oportunamente.

Vale ressaltar que a orientação do Ministério da Saúde é realizar mutirões nas escolas que atendem estudantes na faixa etária dos 11 aos 13 anos para atingir a meta de imunização. Em Bertioga, a vacinação nas escolas está suspensa até a realização das palestras, entretanto, a aplicação permanece nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

A primeira dose da vacina foi aplicada em março deste ano. A recomendação do Ministério da Saúde é a aplicação da segunda dose seis meses após a primeira, o que vem ocorrendo, e a terceira cinco anos após a aplicação da primeira.

A faixa etária também foi determinada pelo Governo Federal, uma vez que a eficácia da vacina é maior quando a menina ainda não teve contato com o vírus, que, na maioria das vezes, é transmitido por relação sexual.