Requalificação da Av. Anchieta (Centro) é entregue com ciclovia, nova iluminação e bolsões de estacionamento

19 de abril de 2024

Um dos principais corredores comerciais de Bertioga, no litoral de São Paulo, e passagem quase obrigatória para quem busca por serviços públicos, bancários ou outras atividades, a Avenida Anchieta recebeu uma serie de intervenções com vistas a melhorias no fluxo de veículos, ciclistas e pedestres. A revitalização, nesta que é conhecida como Etapa 2, aconteceu em trecho de aproximadamente 1 km, na região central da cidade. A entrega aconteceu no final da tarde de quinta-feira, 18.

No trecho entre a Rua Aleixo Garcia e a Avenida Vicente de Carvalho a via recebeu novo asfalto, dois novos bolsões de estacionamento, nova iluminação agora em LED, sinalização vertical e horizontal e ligação com a Rua da Saudade, o que permite novas opções de acesso também para quem parte da travessia de balsas Bertioga/Guarujá, da Rua Luiz Pereira de Campos e do antigo loteamento Jardim Veleiros.

Outra intervenção é a mudança no fluxo de veículos pela Rua Jorge Ferreira, que passa a ter mão única para quem segue em direção ao Cemitério Municipal.

De ciclovia foram construídos 1,1 km, inclusive com gradil de proteção, pela Av. Anchieta conectando a malha já existente, na Av. Vicente de Carvalho, até a Rua Rafael Costábile, por sua vez já conectada à Rua General Osório e às avenidas Tomé de Souza (a da Praia da Enseada) e 19 de Maio.

O trabalho atende a uma reivindicação antiga de moradores, comerciantes e demais frequentadores da região e aconteceu ao longo de pouco mais de um ano. No trecho foram utilizadas 820 toneladas de asfalto, quantidade equivalente a 6.200m² do material.

O prefeito, Caio Matheus, fez um balanço positivo da entrega e se disse ansioso pela entrega de outras obras a fim de impulsionar ainda mais o comércio e o bem estar de quem mora ou frequenta a região.

“Foi uma obra muito importante, onde dobramos o parque de iluminação, construímos um novo trecho de ciclovia, criamos dezenas de vagas de estacionamento e fizemos algumas alterações nas direções de vias adjacentes para melhorar a mobilidade urbana. A cidade está em franco desenvolvimento e esperamos em breve entregar novos equipamentos como a Feirinha do Bem e as reformas do Parque dos Tupiniquins e da Casa da Cultura”, concluiu.

Investimento

Os serviços na Etapa 2 da requalificação da Av. Anchieta foram executados pela Pavisan Construções Ltda com recursos do Departamento Estadual de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias – Dade na ordem de R$ 3.482.306,52.