Revela Bertioga: prazo para  convocatória é estendido até sábado (22)

14 de novembro de 2014

Revela Bertioga: prazo para convocatória é estendido até sábado (22)

O Revela Bertioga – maior encontro de fotógrafos da Baixada Santista, que este ano acontece nos dias 19, 20 e 21 de dezembro, ampliou o prazo da convocatória para fotógrafos amadores e profissionais para a exposição coletiva, para o próximo sábado (22). O prazo era 15 de novembro. Até o momento, a curadoria do evento recebeu 284 imagens, de 68 fotógrafos diferentes, número que poderá ser ampliado com a prorrogação do prazo. Serão selecionadas 60 imagens.

A curadoria, formada por profissionais da Diretoria de Comunicação da Prefeitura de Bertioga, alerta que algumas imagens foram enviadas fora do padrão determinado, que é ter no mínimo, cinco megapixels e 300 dpi, medindo 18x13cm. Outro ponto observado pelos curadores é de que as imagens, obrigatoriamente, devem revelar paisagens de Bertioga. Alguns trabalhos são de excelente qualidade, porém a dica dos fotógrafos curadores é de que os participantes observem algum detalhe na foto que identifique a Cidade.

Por conta disso, a curadoria pede a esses profissionais que entrem em contato pelo telefone (13) 3319-8009 para orientação com o fotógrafo Marcos Pertinhes. Nesse caso, as imagens poderão ser reenviadas para os emails revela@bertioga.sp.gov.br ou revelabertioga2014@gmail.com.

Podem participar do evento bertioguenses e frequentadores da Cidade, com fotografias profissionais e amadoras. O tema das imagens, como no ano passado, é o próprio Município, sobre qualquer ponto de vista.

Poderão ser fotografias abstratas, de paisagens, urbana, noturna, natureza, entre outras características. Cada fotógrafo poderá enviar quatro fotos, com o nome do autor, onde foi feita e o telefone para contato.

As imagens selecionadas serão expostas em grandes formatos, na orla do Canal de Bertioga e dentro do Parque dos Tupiniquins, no entorno do Forte São João (Centro). A exposição ficará aberta para visitação pública a partir de 19 de dezembro e durante o mês de janeiro.

Revela Bertioga 2014
O Revela Bertioga, que entra em sua terceira edição, é uma realização da Prefeitura do Município em parceria com o Conselho Municipal de Turismo (Contur). A proposta é revelar uma Bertioga fotogênica o ano inteiro e descobrir novos talentos do Município e região.

Já estão confirmadas a presença de experientes fotógrafos de renome nacional e de diversas regiões do Brasil, que estarão desenvolvendo palestras na Casa da Cultura, além de saídas fotográficas.

O evento inclui também a entrega do prêmio Buriqui, que este ano vai para o fotógrafo Luciano Candisani, que se destaca pela produção de reportagens fotográficas na natureza para algumas importantes publicações mundiais, como a edição principal da National Geographic, que este mês traz 12 páginas do trabalho do fotógrafo.

Confira a programação:
19/12
20h - Abertura Oficial da Terceira Edição do Revela Bertioga.

20/12
13h – Workshop com Phillip Zelante na Oca do Parque dos Tupiniquins: Fotografia Mobile - Composição técnica e estética.
14h- Palestra Marcos Piffer: Fotografia e Patrimônio Cultural no Brasil
15h30– Palestra Cristiano Burmester: Fotografia e narrativas visuais.
16h30- Workshop Monica Schalka – Fotolivro - Da capitação å publicação: o caminho de divulgação de um ensaio fotográfico.
18h30 – Exposição dos trabalhos produzidos na Oca
20h – Palestra Dani Raible: O sagrado Feminino na Fotografia
21h30 – Mostra coletiva Bertioga Revelada

21/12
9h – Workshop com Phillip Zelante na Oca do Parque dos Tupiniquins: Fotografia Mobile - Composição técnica e estética.
14h30- Palestra Diego Bachiéga e José Carlos Gonçalves: Otimização de imagens com Ligthroom e Photoshop.
16h- Palestra Egberto Nogueira: Fotojornalismo, mercado editorial e novas mídias.
17h30 - Palestra João Roberto Ripper: Fotografia e direitos humanos.
19h - Entrega de Certificado aos participantes da Terceira Edição do Revela Bertioga.
20h – Entrega do Prêmio Buriqui ao fotógrafo Luciano Candisani.