Revela Bertioga prossegue até domingo (21) com exposições, workshops e palestras

19 de dezembro de 2014

A abertura da terceira edição do Revela Bertioga acontecer na noite desta sexta-feira (19), no Casa da Cultura, e o Revela prossegue neste sábado e domingo (20 e 21), no Forte São João, no Parque dos Tupiniquins e na Casa da Cultura.

A grande atração é a exposição ‘Bertioga Revelada’, que conta com 60 fotos com imagens de Bertioga que já se misturam à paisagem do jardim do Canal e no Parque dos Tupiniquins. São trabalhos dos fotógrafos selecionados pela curadoria do evento e que ganharam destaque em painéis com 2,5 metros de altura.

Serão 30 painéis dupla face, com fotos de 1,40m x 1,00m, impressas em vinil laminado, afixadas em uma estrutura metálica. A beleza das imagens de Bertioga, captada por fotógrafos de várias cidades da região, está exposta ao ar livre e permite aos visitantes perceber cada detalhe das fotos e quase se transportar para os lugares registrados.

A curadoria do Revela Bertioga recebeu mais de 450 imagens de 118 fotógrafos. Todos foram convidados para participar da abertura e como forma de agradecimento pela participação, eles receberam camisetas personalizadas do evento e um certificado de participação.

Exposições no Forte

O amor pela fotografia une crianças, adultos, amadores e profissionais. E isso está sendo mostrado durante o Revela Bertioga. Mais de 50 fotografias dos alunos do 4º ano da Emef Giusfredo Santini, estarão expostas no Forte São João, nos três dias do Revela.

A exposição ‘Do jacaré ao manguezal – um click atrás do outro’ surgiu durante as aulas da professora Suzana Félix com o tema “notícia”. Os alunos utilizaram como base do aprendizado a notícia sobre a captura de um jacaré-de-papo-amarelo, no bairro Jardim Vicente de Carvalho, onde a maioria dos alunos mora.

As fotos da captura do réptil, que aconteceu em maio deste ano, também chamaram a atenção dos alunos. Toda ação foi registrada pela fotógrafa da Diretoria de Comunicação da Prefeitura de Bertioga, Renata de Brito, que foi procurada pela professora Susana, para a realização da parceria que resultou na exposição fotográfica. O resultado são 58 imagens de 29 fotógrafos mirins, que mostram desde o mangue preservado, até o ecossistema degradado, no próprio bairro onde está localizada a escola.

No domingo (21), às 18 horas, a exposição ‘Do jacaré ao manguezal – um click atrás do outro’ vai receber uma visita ilustre. O fotógrafo Luciano Candisani, que será o homenageado nesta edição do Revela com o Troféu Buriqui, vai visitar a exposição dos alunos, oportunidade em que poderá dar dicas importantes para os fotógrafos mirins.

O fotógrafo Marcos Piffer também realiza exposição no Forte São João até domingo (21). ‘As Musas da Guaió’ reúne três ensaios fotográficos realizados por Piffer para a Revista Guaió, em 2013 e 2014, que revela a Baixada Santista por meio de sua produção cultural.

Luciano Candisani recebe o Troféu Buriqui

A terceira edição do Revela Bertioga vai homenagear com o Troféu Buriqui o fotógrafo Luciano Candisani, que se destaca pela produção de reportagens fotográficas na natureza para algumas importantes publicações mundiais, como a edição principal da National Geographic, pela qual já recebeu importantes prêmios internacionais.

O troféu, idealizado pelo prefeito de Bertioga, Mauro Orlandini, será entregue a Candisani, no encerramento do evento, no domingo (21), às 19 horas, na Casa da Cultura (Avenida Thomé de Souza, 130 – Praia da Enseada/Centro). Com um estilo que mescla a informação jornalística com composições de elevado poder estético, Candisani tem sua obra desvinculada da tradicional tarefa do inventário da diversidade biológica ou paisagística, e trafega pelo campo da interpretação visual. A relação espécie-ambiente está no cerne de sua busca criativa, aparecendo fortemente ao longo de toda a sua obra.

Luciano Candisani é autor de sete livros, entre eles ‘Pantanal, na linha d’água’, lançado em 2013 pela National Geographic. Suas imagens aparecem ainda expostas em mostras e galerias de arte no Brasil e Exterior.

O Revela Bertioga é uma realização da Prefeitura de Bertioga, por meio da Diretoria de Comunicação, Secretaria de Turismo, Esporte e Cultura e da Casa dos Conselhos e conta com a parceria da Caixa Econômica Federal, Oscip Boracéia Viva, Sobloco Construtora, Emporium Distribuidora Ltda., Clariô Tur e Viaja Mundo Turismo.

Confira a programação:
20/12
13h – Workshop com Phillip Zelante: ‘Fotografia Mobile - Composição Técnica e Estética’ - oca do Parque dos Tupiniquins
14h - Palestra Marcos Piffer: ‘Fotografia e Patrimônio Cultural no Brasil’ – Casa da Cultura
15h30 – Palestra Cristiano Burmester: ‘Fotografia e Narrativas Visuais’ – Casa da Cultura
16h30 - Workshop Monica Schalka: ‘Fotolivro - Da capitação à publicação: o caminho de divulgação de um ensaio fotográfico’ - Casa da Cultura
18h30 – Exposição dos trabalhos produzidos na oca do Parque dos Tupiniquins
20h – Palestra Dani Raible: ‘O sagrado Feminino na Fotografia’ – Casa da Cultura
21h30 – Mostra coletiva ‘Bertioga Revelada’ – Jardim do Canal de Bertioga e Parque dos Tupiniquins

21/12
9h – Workshop Phillip Zelante: ‘Fotografia Mobile - Composição técnica e estética’ - oca do Parque dos Tupiniquins
14h30- Palestra Diego Bachiéga e José Carlos Gonçalves: ‘Otimização de imagens com Ligthroom e Photoshop’ – Casa da Cultura