Saúde disponibiliza serviço de curativo no Hospital

31 de maio de 2016

Saúde disponibiliza serviço de curativo no Hospital

A Prefeitura de Bertioga, por meio da Secretaria de Saúde disponibiliza gratuitamente, para a população, um serviço de tratamento de úlceras crônicas, cujo procedimento consiste em uma tecnologia avançada, que agiliza o processo de cicatrização das feridas. O atendimento é realizado no Ambulatório de Ortopedia, que funciona no Hospital Municipal.

O local, especializado em tratamento de feridas decorrentes do diabetes, úlcera venosa, queimaduras, úlceras por pressão, entre outras situações, conta com acompanhamento feito por uma enfermeira, especialista em dermatologia para tratamento de feridas; técnicas de enfermagem e por um médico, que realiza a avaliação de cada paciente.

Para receber o atendimento não é necessário encaminhamento médico. O paciente, portador de úlceras crônicas, deve procurar o Ambulatório de segunda a sexta-feira, das 8 às 11h30 e das 13 às 15h30, com o Cartão SUS.

De acordo com a enfermeira especialista em dermatologia, Silsan Araújo, o tratamento realizado no local é feito a partir da utilização de curativos especiais, que possuem cobertura e medicamentos diferenciados, próprios para acelerar a cicatrização. “Nos curativos são utilizadas placas a base de espumas de poliuretano com prata, além de hidrofibra, hidrogéis e ácidos graxos essenciais”, lembra.

São disponibilizadas placas de diversos tamanhos, que se adaptam em várias áreas do corpo, como tornozelos, joelhos e pernas. “Também trabalhamos com a Bota de Unna, que consiste em um enfaixamento com bandagem e creme. A bota hidrata a pele, contém o inchaço e proporciona o meio ideal para a cicatrização, além de melhorar a circulação”, explica a enfermeira.

Ainda segundo Silsan, são realizados em média 500 curativos por mês. “Atualmente estamos acompanhando 70 pacientes. A troca dos curativos acontece a cada dois ou três dias na semana, variando conforme a complexidade de cada caso”, explica, informando que o paciente é orientado a retornar ao Ambulatório diante de qualquer alteração no ferimento: “Caso o ferimento abra ou o paciente perceba qualquer alteração, orientamos que retorne para que possamos reavaliar o ferimento”, disse.

Curativo domiciliar

A população também tem à disposição o serviço de curativo domiciliar, que é oferecido a pacientes, que possuem dificuldade de locomoção ou acamados. O agendamento deve ser feito na Secretaria de Saúde, de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas. O telefone para contato é o 3319-9836.