Saúde realiza ação de combate a dengue, chikungunya e zika vírus, no Indaiá

21 de janeiro de 2016

Saúde realiza ação de combate a dengue, chikungunya e zika vírus, no Indaiá

A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Bertioga, por meio da Coordenadoria de Vetores e Dengue, com a coordenação da Secretaria de Estado da Saúde, realiza neste sábado (24) e domingo (25), das 8 às 13 horas, no bairro Indaiá, uma ação de conscientização à população quanto às medidas preventivas para o combate ao mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypt.

O coordenador de Vetores e Dengue, Antônio Sérgio de Jesus, lembra que a ação será operada com vistas no Plano Emergencial de Combate a Arbovirose, que visa combater a dengue, chikungunya e o zika vírus. “A ação será realizada em consonância com o Plano Nacional de Enfrentamento a Microcefalia, do Ministério da Saúde, visando sobretudo o Carnaval, quando a Cidade recebe um grande número de pessoas vindas de outras cidades; porém Bertioga vai estender a ação até julho, para outros bairros”, diz.

A meta, segundo o coordenador, é vistoriar cerca de 500 imóveis, localizados no bairro. Para isso, uma equipe formada por oito agentes estará percorrendo as ruas, orientando quanto ao itinerário e abordando a população, visando esclarecer sobre o mosquito, e também colhendo larvas nas residências.

“O objetivo desta iniciativa é conscientizar a população quanto aos cuidados necessários para combater o mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus e, consequentemente estimular uma mudança de comportamento na comunidade local”, salienta.

Depois deste fim de semana, as ações continuam nos dias 30 e 31, no bairro Boracéia, com a participação dos agentes do Programa Saúde da Família (PSF). Também estão programadas as datas 20, 21, 27 e 28 de fevereiro e 19, 20, 26 e 27 de março, com locais ainda a serem definidos.

Casos

Bertioga registrou até o momento, só este ano, sete casos de dengue confirmados. No ano epidemiológico, que iniciou em 05 de junho de 2015 e segue até o próximo mês de julho, foram registrados 67 casos positivos de dengue, segundo dados oficiais da Secretaria Municipal de Saúde.