Saúde realiza palestra sobre a importância da vacina contra HPV

1 de outubro de 2014

Saúde realiza palestra sobre a importância da vacina contra HPV

Com o objetivo de esclarecer possíveis dúvidas referentes à aplicação da dose da vacina contra o HPV (Papiloma Vírus Humano), a Prefeitura de Bertioga, por meio da Secretaria de Saúde, vai realizar palestra sobre o assunto no próximo dia 09, das 9 às 12 horas, na sede do Instituto do Círculo de Amigos do Menor Patrulheiro de Bertioga (Instituto Campb), que fica na Rua Raphael Costábile, 719, no Centro.

Estão convidados para participar diretores, coordenadores, professores e mediadores de escolas particulares, estaduais e municipais de Bertioga, onde já foi realizada a vacinação da segunda dose contra o HPV.

A ação é uma parceria entre a Vigilância Epidemiológica de Bertioga e a Coordenação de Imunização do Governo do Estado e ainda conta com apoio da Diretoria Regional de Ensino. A palestra será realizada pelo médico pediatra e sanitarista da Prefeitura de Bertioga, Aluísio Bichir.

No início do mês passado, a Secretaria de Saúde iniciou a aplicação da segunda dose da vacina contra o HPV por meio de mutirão nas escolas públicas e privadas da Cidade. Três adolescentes relataram reações que poderiam ter sido provocadas pela aplicação da vacina. Elas foram hospitalizadas, medicadas e passam bem. Não ficou comprovado que as reações foram provenientes da aplicação da vacina.

Em virtude deste fato, a orientação foi realizar a palestra esclarecendo aos representantes das escolas a importância da vacinação, como forma de multiplicar a informação nas unidades escolares e na comunidade.

A vacina contra o HPV é destinada a meninas com 11 anos (completos) a 13 anos. A primeira dose foi aplicada em março deste ano e segunda é a adolescentes que já foram imunizadas com a primeira. As meninas que completaram 11 anos após a vacinação de março devem tomar a primeira dose nesta etapa.

O vírus do HPV é sexualmente transmissível e está relacionado a 90% dos casos de câncer de colo de útero - o terceiro que mais atinge as mulheres brasileiras. O HPV também pode provocar o surgimento de verrugas genitais.
A vacina tem grande importância para prevenção da doença em adolescentes que já iniciaram atividades sexuais e as que ainda não começaram. A faixa etária, sexo e dosagem estão sendo seguidas segundo orientações do Ministério da Saúde, por se tratar de um estudo realizado com adolescentes nessa faixa de idade, onde ocorre o maior número de casos referente à doença.

Para mais informações sobre a vacinação em Bertioga, entrar em contato com a Vigilância Sanitária pelo telefone: 3317-1249 ou Vigilância à Saúde: 3319-9058.