Semana do Meio Ambiente inicia segunda-feira (01)

27 de maio de 2015

Semana do Meio Ambiente inicia segunda-feira (01)

Como parte da programação da Semana do Meio Ambiente, que inicia nesta segunda-feira (01), a Prefeitura de Bertioga, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, lança a cartilha ‘Matas Ciliares – Conhecer para Preservar’. A publicação estará disponível on line pelo site www.bertioga.sp.gov.br, a partir de segunda-feira, em duas versões: para crianças até 10 anos e para jovens e adultos.

A cartilha conta com informações sobre a área ciliar, que é a designação dada à vegetação que ocorre nas margens de rios e mananciais. O termo refere-se ao fato de que ela pode ser tomada como uma espécie de "cílio" que protege os cursos de água do assoreamento. A publicação foi elaborada com verba obtida pela Prefeitura junto ao Fundo de Recursos Hídricos do Estado de São Paulo (Fehidro). Além da cartilha, o recurso possibilitou a realização de um amplo estudo sobre as áreas ciliares de Bertioga.

A secretária de Meio Ambiente, Marisa Roitman comemorou a publicação. “É um material muito didático e completo. Os professores poderão ‘baixar’ para utilizar com recursos audiovisuais ou imprimir, como forma de incrementar as aulas sobre meio ambiente”.

A Semana do Meio Ambiente conta com uma programação diversificada, que inicia na segunda-feira (01) e prossegue até sexta-feira (05), com atividades que incluem oficinas de educação ambiental, palestras, mutirão de plantio de jundu, oficina de cultivo de orquídeas e passeio com o Barco Escola Arca do Saber.

O Viveiro de Plantas ‘Seo’ Leo, que comemora três anos de funcionamento, vai abrigar diversas atividades, como as Oficinas de Educação Ambiental, para alunos da rede municipal de ensino e o público em geral. Ainda haverá a apresentação da Rota do Cambuci.

Durante a semana também será apresentada a palestra com o tema ‘Gerenciamento dos Resíduos Sólidos de Bertioga’, com a apresentação da situação atual do Plano de Resíduos da Construção Civil. Os interessados vão poder visitar o Centro de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, inaugurado no último dia 18.

Confira a programação completa:

Segunda-feira (01) – 9 às 16 horas
- Oficinas de ervas medicinais
- Oficina de produção de mudas do jundu
- Oficina de Cultivo de Orquídeas – Núcleo de Orquidófilos de Bertioga (NOB)
- Dinâmica ‘As abelhas nativas e a polinização’
- Exposição da Diretoria de Operações Ambientais ‘Resgate de animais silvestres’
- Apresentação sobre a ‘Rota do Cambuci’
- Cadastramento de produtores de cambuci e jussara
Local: Viveiro de Plantas, Rua Manoel Gajo, nº 1080

Terça-feira (02) – 9 às 11 horas
Tema: Ação no jundu.
- Plantio de mudas de jundu na área protegida com alunos da rede municipal de ensino
Local: Área de Jundu Protegida (Av. Tomé de Souza, em frente ao Bouganville II)

Quarta-feira (03) - 9 às 11h30
Tema: Barco Escola ‘Arca do Saber’
Navegação pelo Canal de Bertioga, inaugurando o material pedagógico ‘Avental de histórias – mangue vermelho, mangue branco e mangue preto’

Quinta-feira (05) – a partir das 9h30
Tema: Conhecendo a nossa história e ecossistemas
Saída de Barco Escola - Grupo Apaixonados por Bertioga e A3P - Prefeitura do Município de Bertioga
A partir das 14 horas
Tema: Gerenciamento dos Resíduos Sólidos de Bertioga e apresentação da situação atual do Plano de Resíduos da Construção Civil
Visita ao Centro de Gerenciamento de Resíduos Sólidos - Grupo Apaixonados por Bertioga, Associação de Arquitetos e Engenheiros de Bertioga e A3P - Prefeitura do Município de Bertioga.