Semana do Meio Ambiente prossegue com apresentação do diagnóstico das áreas ciliares

9 de junho de 2014

04/06/2014

A programação da Semana do Meio Ambiente de Bertioga prossegue nesta quinta-feira (05), com a apresentação do ‘Diagnóstico Socioambiental da Situação Atual das Áreas Ciliares e de Manguezais de Bertioga’. O documento é um importante instrumento para conhecimento das áreas ciliares no Município e sua situação de degradação. A apresentação acontece na Casa da Cultura (Avenida Thomé de Souza, 130 – Centro), às 9 horas. As comemorações iniciaram na segunda-feira (02) e prosseguem até sábado (07).

O diagnóstico, elaborado a pedido da Prefeitura de Bertioga, pela Detzel Consulting, foi custeado com verbas do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fehidro) e revelou que Bertioga conta com 87,2 km² de área ciliar e somente 1,2 km² (1,4%) desse total sofrem com ação do homem. A preservação é de 98%.

Área ciliar é a designação dada à vegetação que ocorre nas margens de rios e mananciais. O termo refere-se ao fato de que ela pode ser tomada como uma espécie de "cílio" que protege os cursos de água do assoreamento.

Às 17 horas, na Associação dos Engenheiros e Arquiteto de Bertioga (Rua Luiz Pereira de Campos, 1.086 – Centro) será ministrada palestra sobre o Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos da Construção Civil, com a elaboração de projeto de Gerenciamento de Resíduos da Construção Civil para Grandes Geradores, sob responsabilidade do engenheiro civil Wladimir Sega, da Sobloco Construtora.

Jundu

A importância do ecossistema de jundu será o tema da explanação que acontece na sexta-feira (06), às 9 horas, na EE Praia de Boracéia, em seguida, às 10 horas, a Secretaria de Meio Ambiente realiza um mutirão para o plantio de mudas de jundu na praia de Boracéia, em parceria com o programa Clorofila, da Sobloco Construtora.

Ainda na sexta-feira (06), será assinado convênio entre a Prefeitura de Bertioga e a Fundação Florestal (FF) para utilização de cinco trilhas turísticas que estão na área do Parque Estadual Restinga de Bertioga (Perb). O documento autoriza a utilização das trilhas, mediante o Plano Emergencial de Uso Público, já aprovado pelo Conselho do Perb. A assinatura acontece durante a reunião ordinária do Perb, às 9h30, na Casa da Cultura.

Fechando a programação da Semana do Meio Ambiente, o Núcleo Orquidófilo de Bertioga (NOB) faz uma mostra de orquídeas das 13 às 17 horas, no Viveiro de Plantas ‘Seo’ Leo (Rua Manoel Gajo, s/nº - Centro). No local também acontecerá a oficina de cultivo de orquídeas, quando serão utilizadas as plantas retiradas das árvores do Parque dos Tupiniquins. Vale ressaltar que a retirada das plantas foi necessária, uma vez que as árvores que as abrigavam tiveram que ser removidas por estarem comprometidas e pondo em risco a segurança das pessoas que transitam pelo local.