Semana Mundial do Aleitamento  Materno é comemorada em Bertioga

14 de agosto de 2014

Semana Mundial do Aleitamento Materno é comemorada em Bertioga

O Hospital Bertioga, administrado pela Fundação do ABC realizou uma programação especial pela Semana Mundial do Aleitamento Materno. Orientações sobre amamentação, nutrição, oficinas de arteterapia e um “mamaço”, ato de amamentar em conjunto, estiveram no programa da campanha realizada pela Comissão de Humanização do Hospital, entre os dias 04 e 08, na unidade hospitalar.

“O aleitamento materno é o principal alimento da criança até seis meses de vida, porque contém todos os nutrientes e vitaminas. É como uma vacina natural”, explica a pediatra Katherine Ileck sobre as comemorações.

O encontro teve inicio com orientação coletiva sobre amamentação às recém-mamães da Maternidade, conduzida pelas enfermeiras-supervisoras Andreza Tardoque e Márcia Santos. Alimentação durante a amamentação foi o tema da conversa do segundo dia de evento com a nutricionista Elaine Raimundo.

Na quarta-feira (06), a Semana de Aleitamento contou com oficina de Pet Colagem. As mamães da Maternidade receberam materiais e decoraram roupinhas de seus bebês com recortes de tecidos e foram auxiliadas por colaboradores do Setor Faturamento, os voluntários Eliete Mariano, Marjorie Ledo, Priscila Olivato e Matheus Souza. Corujas, carros e ursos decoraram os conjuntos de roupas que as mães puderam levar para casa.

“Nenhum outro leite substitui o leite materno” foi o tema do quarto dia com uma orientação sobre ordenha e armazenamento do leite. O encerramento ficou por conta de uma “Mamaço”, ato de amamentar em conjunto. “Não existe leite fraco, nem ruim. O leite materno é a base, é um presente da mãe. A amamentação é como o alicerce de uma casa, se não tiver ela despenca”, disse a pediatra no evento.

Em seguida às orientações, durante a semana, as mães foram convidadas a confeccionar cartazes em oficinas de arteterapia, que tiveram por objetivo motivar a reflexão sobre o ato de amamentar em oficinas conduzidas pelas psicólogas da instituição, Laís Jacopucci e Veronica Despezzi.

Desmame precoce

Segundo a pediatra, algumas doenças nos recém-nascidos são devido ao desmame precoce por falta de orientação. “Alguns problemas são atrelados à falta do aleitamento como: distúrbios nutricionais, problemas alérgicos, alterações na formação da arcada dentária, até distúrbio de sono”, explica a médica.

A ‘pega’ correta durante a amamentação e instruções práticas foram esclarecidas às mamães durante a semana. “Se a mãe se queixa que a amamentação está machucando ou doendo é porque o bebê não esta pegando direito, ai existe uma chance muito grande da criança desmamar. Se for bem orientada, a mãe insiste, se sente segura e continua amamentando o bebê”, diz.