Mutirão de manutenção já atendeu mais de 40 ruas

6 de abril de 2016

Mutirão de manutenção já atendeu mais de 40 ruas

Há dois meses a Prefeitura de Bertioga, por meio da Secretaria de Serviços Urbanos, iniciou o plano estratégico para reforço na melhoria das ruas de diversos bairros da Cidade. Hoje, já foram atendidos sete bairros, mais de 41 ruas e colocados mais de 6.740 metros cúbicos de bica corrida, melhorando a circulação de veículos e pedestres, em atendimento a uma das maiores demandas da comunidade. E as frentes de trabalho continuam.

O plano estratégico foi estabelecido em parceria com a Câmara de Vereadores, mediante um relatório detalhado, priorizando as ruas que estão próximas a escolas, equipamentos de saúde e que tenham fluxo de veículos. Esse serviço representa uma demanda recorrente da comunidade aos vereadores.

No Centro, já foram atendidas dez ruas, que não serão contempladas com a pavimentação, cujos serviços estão em andamento. São elas: Avenida 19 de Maio (entre a Rodovia Rio-Santos e a Rua Sete), ruas John Wolthers, Osvaldo Cruz (entre a Rua Ayrton Senna e a ponte de acesso à Rodovia Rio-Santos), Epifânio Batista, Padre João de Carvalho, parte das ruas Ângelo Peres e Cláudio César Aguiar Mauriz e Rua Manoel Gajo (entre a Avenida Anchieta e a Rua Afonso Pena e entre a Rodovia Rio-Santos e o Porto de Itatinga). No total, foram colocados 1.600 m³ de bica corrida.

O Maitinga também recebeu os serviços de melhoria nas ruas que não serão pavimentadas. As ruas Hugo Santos Silva e Miguel Seiad Bichir (entre a Praça Potengi e a Rua Três) receberam os serviços, além das ruas Leonésia Piques, Dr. Durval Bruzza, Manoel Almeida, parte da Avenida Longitudinal e a Alameda A, até a Rodovia Rio-Santos. Nesse bairro foram colocados 1.550 m³.

O Bairro Chácaras recebeu 1.460 m³ de bica corrida em nove ruas: Eduardo Correia da Costa Júnior (da Rodovia Rio-Santos até a Rua Treze), São Gonçalo,  ruas Um, Dois, Três, Quatro e Seis e parte da Estrada Quatro. Esta semana, duas frentes de trabalho estavam realizando os serviços no bairro.

No Jardim Raphael a Rua Augusto Ribeiro Pacheco recebeu mais de 430 m³ de bica corrida. As demais ruas do bairro ainda serão contempladas e entrarão na programação da Secretaria de Serviços Urbanos. A Sabesp está realizando intervenções na rede de esgoto do bairro, o que impede a continuidade dos trabalhos. Outras seis ruas receberão a manutenção.

Na Vista Linda, a Rua Nicolau Miguel Obeidi, que recebeu serviços de micro e macrodrenagem, também foi contemplada com a colocação de 500 m³ de bica corrida. A Secretaria de Serviços Urbanos ainda vai realizar os serviços nas ruas José Carlos Pace, Nagasaki e Avenida Marginal.

Já no Indaiá, três ruas já receberam a bica corrida: Manoel Mendes Ventura, Francisco Dias Herrera e Washington Curvelo de Aguiar, totalizando quase 300 m³ de material. Outras 13 ruas do bairro serão beneficiadas dentro da programação da Secretaria de Serviços Urbanos e uma frente de trabalho já iniciou o trabalho esta semana.

Um dos primeiros bairros a receber o serviço foi Boracéia. Já foram contempladas quatro ruas: Emílio Justo (da Rodovia Rio-Santos até a Rua Maurício Fang), Maurício Fang, José da Costa e Rua Comendador Lino Frescht, com mais de 900 m³ de bica corrida.  Outras três ruas também receberão os serviços.

Na localidade conhecida como Mangue Seco, que atualmente pertence ao bairro Rio da Praia, foram beneficiadas sete ruas, com a colocação de mais de 550 m³ de bica corrida. Todos os bairros serão beneficiados, como o próprio Rio da Praia, onde está prevista a intervenção em 27 ruas, incluindo mais 12 das localidades anteriormente conhecidas como Jardim Paula e Jardim das Canções. Entretanto, a Secretaria de Serviços Urbanos aguarda uma definição da Sabesp sobre a instalação de rede de esgoto no bairro.

Parceria

O mutirão para manutenção de ruas, com a colocação de bica corrida a compactação, está sendo realizado em parceria com a Câmara com parte dos valores remanescentes do duodécimo (uma parte do orçamento municipal destinado às despesas da Câmara). Os vereadores apresentaram sugestões para que algumas ruas fossem atendidas e solicitaram que todos os bairros recebessem o reforço de manutenção, que representa uma demanda constante da comunidade.