Sistema de parceria na imigração brasileira é tema de exposição no Forte

16 de setembro de 2015

Sistema de parceria na imigração brasileira é tema de exposição no Forte

O Forte São João, em Bertioga – a fortaleza mais antiga do Brasil, abriu nesta terça-feira (15), a exposição ‘Emigração ao Brasil pelo Sistema de Parceria’, possibilitada por meio de parceria firmada entre a Fundação Pró-Memória e o Instituto Martius-Staden de Ciências, Letras e Intercâmbio Cultural Brasileiro-Alemã. Vinte e seis painéis contam a história da vinda dos alemães ao Brasil para trabalhar nas lavouras de café. .

A mostra resgata a experiência imigratória, baseada no sistema de parceria, realizado pelo Senador Vergueiro, no século XIX, na Fazenda Ibicaba, que consistia no chamamento de imigrantes europeus para substituir, em parte, o uso da mão-de-obra escrava. A produção, resultante do trabalho dos colonos, era dividida entre proprietários e parceiros (imigrantes).

Todo o trabalho é fruto de pesquisa empreendida por José Eduardo Heflinger Júnior em arquivos europeus e contou com o apoio da Swiss International Air Lines, da Köhler Stiftung de Munique, do professor Gilberto Calcagnotto (Hamburgo) e de João Luis Scholl.

A exposição, patrocinada pelo Instituto Robert Bosch e pela Fundação Visconde de Porto Seguro
ficará aberta à visitação pública até 1º de novembro e pode ser visitada de segunda-feira a domingo, das 9 às 17 horas. A entrada é franca.

Serviço
O Forte São João fica na Avenida Vicente de Carvalho, entre o Canal de Bertioga e a Praia da Enseada, no Centro. Mais informações pelo telefone 3317-4128