Situação de moradores de rua e desabrigados é tema de encontro em Bertioga

10 de julho de 2018

Situação de moradores de rua e desabrigados é tema de encontro em Bertioga

A Prefeitura de Bertioga realizou na quarta-feira (04), nas dependências do Sesc, o II Encontro entre Autoridades, Empresários, Sociedade e Entidades. O evento, de iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda, discutiu a questão da população que se encontra em situação de rua no Município.

A Associação de Desenvolvimento Econômico e Social às Famílias (ADESAF), empresa responsável pela Casa de Passagem/Albergue e Abrigo Institucional para Crianças e Adolescentes; funcionamento dos dois equipamentos públicos; números de atendimentos, reencontros e recâmbios realizados pela Municipalidade, esses dados foram apresentados no encontro.

Segundo a Diretora de Proteção Especial, a maioria dos usuários que chega ao Município são encaminhados rapidamente para seus destinos, porém, uma grande parte não consegue se restabelecer imediatamente. Em outros casos as pessoas não têm documentos, o que dificulta o trabalho. Em alguns, a pessoa em situação de rua se apresenta irredutível e diz não querer rever seus parentes, geralmente por conflito familiar.

“É um trabalho importante para garantir o direto dessa população, estabelecido na Política Nacional de Atendimento a População de Rua, que precisa ser feito não só pelo Poder Público, mas em estreita parceria com a sociedade civil e entidades de atendimento”, explica o secretário Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda.

CASA DE PASSAGEM
Entre os serviços oferecidos no local, estão higienização, alimentação, pernoite, encaminhamento para as redes de serviços, orientação para o mercado de trabalho, oficinas de capacitação e busca da cidade de origem e familiares.

Em parceria com a Secretaria de Saúde são oferecidos testes de Hepatite B, C e exames de BK (escarro). Já os casos de saúde mental (dependentes químicos e transtornos mentais) são encaminhados ao Centro de Atenção Psicossocial de Bertioga (CAPS). Além disso, os técnicos e monitores da Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda realizam abordagens, com o intuito de acolher os moradores de rua e encaminhá-los ao equipamento.

DOAÇÕES
A população pode colaborar com a Casa de Passagem/Albergue realizando doações de roupas masculinas e femininas; de cama e banho; roupas íntimas e produtos de higiene pessoal. As doações devem ser encaminhadas para a unidade, que fica na Rua Ayrton Senna da Silva, 1108, no Centro (antigo Parque Estoril).