STN aprova R$ 25 milhões para pavimentação das ruas do Centro

29 de agosto de 2014

STN aprova R$ 25 milhões para pavimentação das ruas do Centro

A Secretaria do Tesouro Nacional (STN) aprovou na semana passada o pedido de financiamento da Prefeitura de Bertioga, da ordem de R$ 25 milhões, para a elaboração do contrato para pavimentação e adequação de vias urbanas da região central do Município, localizadas no Centro, que compreende as localidades que hoje fazem parte dessa região administrativa como Vila Itapanhaú, Jardim Lido, Jardim Paulista, Vila Tupi, Parque Estoril, e os bairros Albatroz e Maitinga. Aproximadamente, 35 ruas serão beneficiadas.

A partir da aprovação, a Prefeitura agora aguarda o Ministério das Cidades divulgar a data de assinatura do contrato, que está na dependência da liberação de recursos orçamentários para essa finalidade.

Os recursos do Governo Federal fazem parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) – Mobilidade Urbana, e serão disponibilizados por meio de financiamento. No total serão investidos R$ 26,8 milhões, sendo 25 milhões por meio de financiamento e mais R$ 1,8 milhão que será a contrapartida do Município.

“Bertioga está em pleno desenvolvimento. Nos últimos anos, ampliamos o investimento em infraestrutura. Estamos fazendo grandes obras de pavimentação, além de serviços diversos de macro e micro drenagem. Agora, com esse financiamento, vamos iniciar a pavimentação de diversas ruas, garantindo mais qualidade de vida e valorização dos imóveis”, ressalta o prefeito, lembrando que a obra representa um novo momento de desenvolvimento para a Cidade.

Sobre a área beneficiada o prefeito considera estratégica para o planejamento urbano. “É uma região que já conta com serviços de rede de água e esgoto, e agora receberão pavimentação, calçadas com acessibilidade, sinalização viária e, em alguns casos, serviços de drenagem”, destacou.

A maior parte das ruas beneficiadas na primeira fase da obra fica na área compreendida entre as avenidas Anchieta e Thomé de Souza e entre as avenidas Vicente de Carvalho e 19 de Maio. A principal intervenção será na Rua Manoel Gajo, que será pavimentada no trecho entre a Rodovia Rio-Santos e Avenida Anchieta.  A obra nessa via tem previsão de gastos de cerca de R$ 8 milhões.

No local, serão realizadas obras de microdrenagem, pavimentação e calçadas. De acordo com o prefeito, a via foi priorizada por se tratar de acesso importante à Delegacia de Polícia, Hospital e escolas e por ser uma opção de entrada da Cidade, além da Avenida 19 de Maio.

NOVOS INVESTIMENTOS

O projeto inicial para pavimentação da região central do Município contemplava investimentos de R$ 50 milhões e atendia praticamente todas as ruas, entre o Canal de Bertioga até o bairro Maitinga. Outros R$ 30 milhões também foram solicitados para a pavimentação do bairro Indaiá.

Buscando a liberação desses outros recursos, a Prefeitura renovou junto ao Ministério das Cidades o projeto de pavimentação do Indaiá e também cadastrou uma nova solicitação para a continuação da pavimentação das demais ruas do Centro.

“Temos que ressaltar o empenho da equipe de técnicos da Prefeitura na elaboração de um projeto eficiente e bem embasado. Tudo foi feito com muito critério, levando em conta as exigências do Governo Federal. Estou otimista que novas verbas cheguem para beneficiar nossa população”, finaliza o prefeito.