Técnicos vistoriam áreas para integrar rede hidroviária

19 de dezembro de 2014

Técnicos vistoriam áreas para integrar rede hidroviária

Os técnicos do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) estiveram em Bertioga na quarta-feira (17) para realizar uma vistoria por terra em diversos pontos da Cidade, que podem servir de embarque e desembarque de passageiros da rede hidroviária de transporte. O objetivo é coletar dados para elaboração de estudo sobre a viabilidade de implantação de uma rede de transporte hidroviário na Baixada Santista.

A vistoria foi acompanhada por representantes de Agência Metropolitana da Baixada Santista (Agem) e pela Diretoria de Trânsito e Transporte de Bertioga, vinculada à Secretaria de Segurança e Cidadania. O estudo está sendo acompanhado pela Câmara Técnica de Hidrovias da Agem, que autorizou a contratação do IPT.

O Canal de Bertioga e o Rio Itapanhaú poderão compor a rede hidroviária. De acordo com o diretor de Trânsito e Transporte, Nelson Jorge de Castro, um levantamento preliminar da Prefeitura de Bertioga estabeleceu seus pontos de embarque e desembarque de passageiros na Cidade.

Dois estão no Canal de Bertioga, sendo um ao lado do atracadouro da balsa, que faz a travessia entre Bertioga e Guarujá e um no flutuante do Píer Licurgo Mazzoni; e quatro no Rio Itapanhaú, sendo um no Centro (fundos do Paço Municipal), um no Rio da Praia e um no bairro Chácaras.