Turistas de Goiás conhecem o Barco Escola Arca do Saber

22 de maio de 2015

Turistas de Goiás conhecem o Barco Escola Arca do Saber

Um grupo de 37 pessoas de Goiânia (GO) participou de um passeio no Barco Escola Arca do Saber, na quinta-feira (14). Os turistas, que estavam passando alguns dias em Bertioga, tomaram conhecimento do projeto por meio do site da Prefeitura de Bertioga e entraram em contato com a Secretaria de Meio Ambiente para viabilizar o passeio.

O empresário José Hélio do Nascimento organizou o grupo, que pretendia vir para Bertioga. “O objetivo era vir para a Cidade mesmo, mas procurei na internet alguns atrativos e achei muito interessante esse programa do Barco Escola. Foi um dos melhores passeios que já fizemos”, revela José Hélio, que organiza excursões há 10 anos.

Para o advogado Joaquim Luiz, que faz parte do grupo de turistas, o Barco Escola é um passeio completo. “Pudemos conhecer a história da Cidade, a vegetação de manguezal, tudo de forma muito didática. Bertioga é um lugar lindo, com uma natureza maravilhosa”.

O passeio, que durou cerca de 2 horas, iniciou no Canal de Bertioga, passando pelo Forte São João, Ermida Santo Antônio do Guaibê, no município vizinho de Guarujá, e seguiu pelo Rio Itapanhaú.

A embarcação é uma chalana com capacidade para transportar 40 pessoas, que está à disposição para percorrer trechos do Rio Itapanhaú e Canal de Bertioga para estudos práticos, que atualmente os alunos conhecem na teoria.

Adquirido com recursos do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fehidro), o Barco Escola é um projeto da equipe de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, visando proporcionar uma vivência sobre a importância das florestas presentes nas áreas de matas ciliares, fauna terrestre e aquática nativas do Município.

Para agendar passeios, os grupos interessados devem entrar em contato pelo telefone 3319-8034.