UPA Vista Linda fica pronta no próximo ano

13 de novembro de 2014

UPA Vista Linda fica pronta no próximo ano

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA), que está em construção no bairro Vista Linda, já concluiu 40% das obras em nove meses. O compromisso era inaugurar o equipamento em setembro deste ano, porém, em função do período eleitoral os repasses de recursos foram suspensos e por conta disso houve atraso nos serviços. Passado esse período, os trabalhos seguem acelerados e a previsão da Prefeitura de Bertioga é entregar a unidade em maio do ano que vem.

A obra está sendo executada pela Global Engenharia e Meio Ambiente Ltda., vencedora da licitação pública, e acompanhada, passo a passo, por técnicos d da Secretaria de Obras da Prefeitura. A empresa já conclui a estrutura e a cobertura do prédio e agora segue na fase de revestimento.

O valor para execução da unidade é de pouco mais de R$ 1,41 milhão, provenientes do Ministério da Saúde, por intermédio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC2) e mais R$ 1 milhão de contrapartida do Município.

A nova unidade está sendo edificada em uma área de 1,4 mil m², na Rua Eduardo Correia da Costa Júnior, entre a Rodovia Rio-Santos e a Avenida Anchieta, e representa um avanço para o Município no atendimento à saúde, em especial às vítimas de acidentes de trânsito que ocorrem na SP-55 (Rodovia Rio-Santos) e na SP-98 (Rodovia Mogi-Bertioga).

“A UPA estará estrategicamente localizada, o que vai agilizar o atendimento a acidentes, pois o tempo de resposta será reduzido, consideravelmente, em relação ao atendimento que ocorre no Pronto-Socorro, na região central da Cidade”, comentou o prefeito na ocasião da assinatura da ordem de serviço, em fevereiro deste ano.

A futura unidade contará com ambientes para recepção; sala de espera e de acolhimento; sala de classificação de risco; consultórios, incluindo um odontológico; salas para suturas, medicação, inalação, radiologia e coleta de material; sala de gesso, eletrocardiograma, sala de hidratação e de urgência; salas de observação, adulto e infantil; além de área administrativa, almoxarifado, refeitório e sala de repouso para funcionários.

Considerada de Porte I (para cidades entre 50 e 100 mil habitantes), a UPA construída em Bertioga é terá capacidade para até 150 atendimentos e médicos durante 24 horas, além de dispor de, pelo menos, dois médicos durante todo o período de funcionamento.

A implantação da UPA em Bertioga é uma conquista do prefeito de Bertioga, uma vez que o Ministério da Saúde garante investimentos somente em municípios com mais de 50 mil habitantes. De acordo com o Censo 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Bertioga conta com 47 mil habitantes, portanto, não poderia ser contemplada. Entretanto, gestões do prefeito junto a representantes do Ministério da Saúde, permitiram a liberação de verbas para o equipamento.

A Secretaria Municipal de Saúde elaborou estudo a partir de informações de atendimentos de urgência e emergência na rede pública da Cidade e de variação da população de acordo com a quantidade de lixo coletada.

O estudo demonstrou que no mês de menor ocupação, a população de Bertioga supera 54 mil habitantes. Também foram consideradas as casas de veraneio que ficam ocupadas durante os finais de semana e feriados, mesmo em meses de baixa temporada, além de turistas que procuram as praias da Cidade.