Vacinação contra sarampo e poliomielite acontece a partir do dia 04 de agosto

17 de julho de 2018

Vacinação contra sarampo e poliomielite acontece a partir do dia 04 de agosto

Pais e mães de crianças pequenas devem ficar atentos para o calendário nacional de vacinação contra o sarampo e a poliomielite. A partir do dia 04 de agosto, todos os cinco postos de Saúde de Bertioga participam da Campanha, para crianças de 01 ano e a segunda dose para as com 15 meses. A expectativa de Secretaria Municipal de Saúde é que 3.465 crianças recebam a dose da vacina tríplice (sarampo, caxumba e rubéola) este ano na Cidade.

De acordo com a coordenadora de Vigilância Epidemiológica do Município, Lúcia Peres Guimarães, é importante que pais e responsáveis fiquem atentos a todas as vacinas previstas para as crianças. “A imunização deve atender o calendário previsto pelo Ministério da Saúde, com todas as vacinas que protegem os pequenos”, destaca Lúcia.

Nos sábados, dias 04 e 18, a Campanha acontece das 8 às 16 horas, inclusive sede da Vigilância Sanitária, na Rua Jorge Ferreira, 60, Centro.

Não devem receber a vacina:

- Casos suspeitos de sarampo;

- Gestantes - devem esperar para serem vacinadas após o parto. Caso esteja planejando engravidar, assegure-se que você está protegida. Um exame de sangue pode dizer se você já está imune à doença. Se não estiver, deve ser vacinada um mês, antes da gravidez. Espere pelo menos quatro semanas antes de engravidar;

- Menores de 6 meses de idade;

- Imunocomprometidos.

Confira os postos para vacinação (das 9 às 16 horas):

UBS Boraceia – Rua Vereador Geraldo Rodrigues Montemor, s/nº

UBS Indaiá – Rua São Francisco do Sul, s/nº

UBS Mirosam – Rua São Gonzalo, s/nº (Vila do Bem), Bairro Chácaras

UBS Maitinga – Rua Alberto Augusto de Andrade (antiga Rua 14), s/nº

UBS Vicente Carvalho II – Rua Epiphânio Baptista, 637, Jardim Vicente de Carvalho

O que é o sarampo?

O sarampo é uma doença infecciosa aguda, de natureza viral, grave, transmitida pela fala, tosse e espirro, e extremamente contagiosa, mas que pode ser prevenida pela vacina. Pode ser contraída por pessoas de qualquer idade. As complicações infecciosas contribuem para a gravidade da doença, particularmente em crianças desnutridas e menores de um ano de idade. Em algumas partes do mundo, a doença é uma das principais causas de morbimortalidade entre crianças menores de 5 anos de idade.

Prevenção

A vacinação contra o sarampo é a única maneira de prevenir a doença. Neste ano, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e o Sarampo será realizada entre 6 e 31 de agosto, sendo o dia 18 de agosto o dia de mobilização nacional - o 'Dia D'. Nesta semana as crianças devem ser levadas aos serviços de saúde mesmo que tenham sido vacinadas anteriormente.

Esquema vacinal

Crianças de 12 meses a menores de 5 anos de idade: uma dose aos 12 meses (tríplice viral) e outra aos 15 meses de idade (tríplice viral).

Crianças de 5 anos a 9 anos de idade que perderam a oportunidade de serem vacinadas anteriormente: duas doses da vacina tríplice

Para adolescentes e adultos até 49 anos:

- Pessoas de 10 a 29 anos  -  duas doses das vacina tríplice

- Pessoas de 30 a 49 anos  - uma dose da vacina tríplice viral

Quem comprovar a vacinação contra o sarampo conforme preconizado para sua faixa etária, não precisa receber a vacina novamente.