Visita ao Viveiro de Plantas ‘Seo’ Leo abre programação da Semana do Meio Ambiente

2 de junho de 2014

DIC

Alunos da rede municipal e estadual de ensino participaram da abertura da Semana do Meio Ambiente, em Bertioga, nesta segunda-feira (02). As atividades se concentraram no Viveiro de Plantas ‘Seo’ Leo, que completou dois anos de existência.

Os estudantes puderam aprender um pouco mais sobre as abelhas nativas, os animais marinhos e sobre a importância da vegetação para evitar a erosão, com a simulação da chuva em ambientes com e sem vegetação. Até o contato com uma cobra da espécie jiboia, nascida em cativeiro, foi possível no primeiro dia das comemorações. Os alunos ainda aprenderam sobre compostagem de lixo e como fazer reciclagem.

A programação organizada pela Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Bertioga prossegue até sábado (07). Nesta terça-feira (03), acontece o Dia da A3P (Programa Agenda Ambiental na Administração Pública), desenvolvido pela Diretoria de Recursos Humanos para incentivar os funcionários da administração pública a desenvolver ações visando à preservação ambiental. Das 11 às 15 horas, no galpão anexo à Secretaria de Educação, no Paço Municipal, vai acontecer a Feira de Troca, onde os interessados poderão trocar livros, CDs e DVDs.

A situação atual das matas ciliares de Bertioga faz parte de um relatório elaborado, a pedido da Prefeitura, pela Detzel Consulting, e que será apresentado na quinta-feira (05), na Casa da Cultura, a partir das 9 horas. Às 17 horas, na Associação dos Engenheiros e Arquiteto de Bertioga (Rua Luiz Pereira de Campos, 1.086 – Centro) será ministrada palestra sobre o Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos da Construção Civil.

A importância do ecossistema de jundu será o tema da explanação que acontece na sexta-feira (06), às 9 horas, na EE Praia de Boracéia; em seguida, às 10 horas, a Secretaria de Meio Ambiente realiza um mutirão para o plantio de mudas de jundu na praia de Boracéia, em parceria com o programa Clorofila, da Sobloco Construtora.

Fechando a programação da Semana do Meio Ambiente, o Núcleo Orquidófilo de Bertioga (NOB) faz uma mostra de orquídeas das 13 às 17 horas, no Viveiro de Plantas ‘Seo’ Leo (Rua Manoel Gajo, s/nº - Centro). No local também acontecerá a Oficina de Cultivo de Orquídeas, quando serão utilizadas as plantas retiradas das árvores do Parque dos Tupiniquins.

A programação completa pode ser conferida no site www.bertioga.sp.gov.br. Mais informações pelo telefone 3317-4599.