Viveiro ganha minimuseu de animais da Mata Atlântica

1 de junho de 2016

Viveiro ganha minimuseu de animais da Mata Atlântica

Ao completar quatro anos, o Viveiro de Plantas Educador Ambiental Leopardo Francisco da Silva – ‘Seo’ Leo ganhou, nesta quarta-feira (01), um minimuseu que abriga animais taxidermizados (empalhados), com exemplares da Mata Atlântica e Oceano Atlântico.

As comemorações de aniversário, que integram a programação da 8º Semana do Meio Ambiente, começaram logo cedo com a realização de oficinais sobre ervas medicinais, compostagem e cultivo de abelhas nativas, que contou com a participação de crianças da rede municipal e estadual de ensino.

Bicho-preguiça, sabiá-cica, tartaruga-verde (marinha), jaguatiricas, quati, onça-pintada, pinguim-de-magalhães, entre outras espécies fazem parte do acervo do Minimuseu de Animais Taxidermizados, que já estão fazendo a alegria das crianças.

A maior parte do acervo são animais vítimas de atropelamentos na Rodovia Rio-Santos. Já a onça pintada foi uma doação do zoológico de Paulínia, no interior de São Paulo, morta por insuficiência renal; e a tartaruga marinha foi encontrada sem vida na Praia da Enseada, no cantão do Indaiá.

Cerca de 150 crianças das escolas municipais Professor Delphino Stockler de Lima e Professor José Inácio Hora; e das estaduais Maria Aparecida Pinto de Abreu Magno e Professor Armando Belegarde, estiveram no Viveiro durante todo o dia. Além de conhecer o minimuseu, elas participaram das várias oficinas oferecidas.

Durante as comemorações, o Viveiro fez doação de mudas como parte do projeto ‘Adote uma Árvore’, e realizou o cadastro de produtores de frutos nativos, como o cambuci, juçara e pimenta rosa – que integram o projeto Quintais da Mata Atlântica, desenvolvido pelo local.

Serviço

O Viveiro de Plantas ‘Seo’ Leo está localizado na Rua Manoel Gajo, 1.080 – Centro. Mais informações pelo telefone 3317-4599.