Volta às aulas: novidade é a participação da comunidade

5 de fevereiro de 2015

Volta às aulas: novidade é a participação da comunidade

Os 1.513 alunos da Educação Infantil (de 0 a 4 anos), matriculados nos Núcleos de Educação Infantil (Neims), iniciam o ano letivo de 2015 na segunda-feira (09). E no dia 02 de março, voltam às aulas os 5.852 alunos da Educação Infantil (de 4 a 6) e do Ensino Fundamental, 1º ao 5º anos (6 a 10 anos). São 7.365 alunos matriculados em 26 unidades de ensino.

Como parte das ações implantadas pela Prefeitura de Bertioga, por meio da Secretaria de Educação, para reforçar a importância da participação dos pais e responsáveis na vida dos alunos, este ano foi lançado o programa ‘200 dias de aula: direito do aluno’.

O secretário de Educação, explica que a Lei de Diretrizes e Bases da Educação estabelece que todo aluno deve ter uma carga horária anual mínima de 800 horas/aula, quatro horas diárias de atividades escolares, cumprindo, assim, os 200 dias letivos. Para que os pais acompanhem o cumprimento dessa determinação legal, a Secretaria de Educação está distribuindo um calendário com todos os dias letivos, mês a mês, com a soma dos dias. “A ideia é que os pais marquem cada dia de aula, com um x. É um acompanhamento diário”, comentou o secretário.

Ele ainda solicita que, caso não haja aula ou os alunos sejam dispensados, os pais devem solicitar esclarecimentos diretamente na escola ou na Secretaria de Educação, pelo telefone 3319-8006.

Material e uniformes

Secretaria de Educação já abriu os processos para aquisição dos kits de material escolar e de uniformes. De acordo com o secretário de Educação, a aquisição do material escolar está sendo realizada dentro de critérios técnicos, com a avaliação da amostra do produto. “No ano passado houve reclamação com relação à baixa qualidade de alguns itens, como lápis e apontadores. Por isso, uma equipe pedagógica está avaliando o material”.

A aquisição dos uniformes também terá novidades este ano. Segundo o secretário, em virtude da entrega recente de uniformes, será feito um levantamento junto aos alunos para avaliar a necessidade da reposição de peças complementares. O objetivo é a redução de custos e possibilitar a aquisição de novos itens, como capas e calçados para chuva.

Participação dos pais

Entre as ações lançadas pela Prefeitura de Bertioga reforçando a participação dos pais na vida escolar do ano está o ‘Programa de Integração Família Escola’ (Pife), que consiste na visita dos professores à casa do aluno; o ‘Lição de casa é participação’, com a distribuição de questionário para conhecer como é o acompanhamento dos pais na vida escolar dos estudantes; e o ‘Um dia de aluno’, que tem a proposta de convidar pais e responsáveis para passar um dia na escola, acompanhando todas as atividades.